Recusa de clientes pelos planos de saúde é ilegal, afirma Elton Fernandes

Recusa de clientes pelos planos de saúde é ilegal, afirma Elton Fernandes

Recusa de cliente pelo plano de saúde

Em matéria publicada pelo Valor Econômico, o advogado Elton Fernandes explicou porque o plano de saúde não pode recusar clientes

Uma decisão recente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a ilegalidade da recusa de clientes pelos planos de saúde. De acordo com os ministros, negar o direito à contratação de serviços essenciais, como a prestação de assistência à saúde, por motivo de negativação de nome constitui afronta à dignidade da pessoa, além de ser incompatível com os princípios do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A decisão tratou, especificamente, do endividamento como empecilho ao ingresso do cliente no plano de saúde. E atendeu ao pedido de uma consumidora que fora impedida de contratar o convênio médico por possuir dívidas negativadas. No entanto, o professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes, alerta que também é comum os planos de saúde recusarem clientes baseados na idade ou na constatação de uma doença preexistente. 

Isto é o que se chama de seleção de risco, uma conduta que afronta não só o CDC, como é vetada pela Lei dos Planos de Saúde e pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Portanto, a recusa, em todos esses casos, é ilegal.

“O artigo 14 da Lei dos Planos de Saúde diz que ninguém, em razão de ser portador de uma doença ou de uma deficiência, por exemplo, pode ser impedido de contratar um plano de saúde. Ou seja, nenhuma operadora de plano de saúde pode deixar de vender um contrato ao consumidor se este contrato estiver disponível”, afirma o advogado Elton Fernandes.

Quer entender melhor? Confira a íntegra da reportagem com  a participação do advogado Elton Fernandes no link abaixo:

Matéria do Valor Econômico: Plano de saúde não pode recusar clientes

Consulte um advogado e tire suas dúvidas

A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor e atendemos em todo país, pois o processo é inteiramente eletrônico, de forma que tudo pode ser feito on line.

Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.

Reajuste do plano de saúde 2023/2024

Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.

Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça