Acompanhe a matéria abaixo sobre a realidade dos erros médicos, com a participação do advogado especialista em plano de saúde e liminares Elton Fernandes ou então veja outras participações do especialista em veículos da imprensa.
(...)
A tramitação de processos por erros médicos no Brasil geralmente é muito lenta e são raros os casos de cassação do diploma. De acordo com o advogado Elton Fernandes (foto ao lado), especialista em Direito da Saúde, ainda se vê muita impunidade. “Há casos que tudo leva a crer que houve erro médico, mas o silêncio dos envolvidos e a pressão são tão grandes que ninguém fala, dificultando, inclusive, a realização de um trabalho de prevenção. Já vi até o prontuário médico ser alterado para evitar que o paciente descubrisse o erro e para que tudo parecesse apenas uma complicação natural da cirurgia”, aponta.
Ele destaca que, na maioria dos casos, os pacientes atestam que foram enganados pelos profissionais, especialmente quando se trata de cirurgias plásticas, principal área de reclamação. “Muitos casos poderiam não ter chegado à Justiça se o paciente tivesse sido claramente informado acerca de todos os riscos. Não se trata de oferecer uma informação genérica, mas sim de cientificá-lo dos riscos reais”, sugere.
Para o advogado, ainda há uma distância muito grande entre médico e paciente. “Como não se cria uma relação de confiança, duradoura, todo insucesso é imediatamente questionado. Tenho acesso a uma pesquisa feita nos Estados Unidos que aponta que a maioria dos pacientes que processou seus médicos queria apenas ouvir um simples pedido de desculpas. Apenas nos casos mais graves, a maioria afirma que tem como principal objetivo uma indenização”, destaca.
Quando uma pessoa passa por um erro médico ela pode denunciar a instituição e o profissional. O objetivo não é prejudicar pessoas ou punir, mas reparar direitos para que os cuidados sejam redobrados e se evitem mais falhas.
É fundamental que médicos e locais de assistência ofereçam atendimento marcado por um bom relacionamento pessoal, com dedicação e tempo de atenção, e que pacientes ou responsáveis aprendam a questionar a forma como serão assistidos e que não julguem toda a categoria por causa de um caso isolado.
O escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde possui ampla experiência em Direito da Saúde, atuando em: casos de erro médico ou odontológico, ações contra o SUS, seguros e planos de saúde (incluindo casos de reajuste abusivo no plano de saúde).
Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde.
Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde: