As ações por erro médico e odontológico cresceram mais de 400% entre os anos de 2016 e 2018, boa parte em decorrência da mercantilização da saúde e da má formação de profissionais no país.
Para fazer frente ao crescimento das ações de indenização por erro médico e odontológico, nosso escritório conta com o auxílio de médicos e cirurgiões-dentistas que realizam perícia na Justiça, a fim de promover análise do caso e de todo prontuário médico.
Se necessário, eles também estudam as chances de ganhar a ação judicial e identificam quais os possíveis erros ocorridos ao longo do tratamento.
A ação de indenização por erro médico e odontológico é um direito do paciente que sofreu algum dano em decorrência dos procedimentos médicos ou odontológicos. Trata-se de uma forma de reparação pelos danos sofridos, podendo ser solicitada junto ao Judiciário.
A indenização por erro médico e odontológico tem como objetivo ressarcir o prejuízo sofrido pelo paciente, seja este material (como despesas com tratamento) ou imaterial (como dor e sofrimento).
Além disso, a medida visa dissuadir os profissionais da área da saúde de cometer erros, pois sabem que estarão sujeitos a uma ação judicial caso isso aconteça.
Quando ajuizar ação por erro médico e odontológico?
Apesar de existirem diversas situações em que é possível entrar com ação por erro médico e odontológico, as principais são quando o paciente sofre algum dano, como lesão corporal ou morte.
Também é possível ajuizar ação para indenização por erro médico e odontológico quando há prejuízo material (ou financeiro) ou qualquer tipo de sofrimento psicológico decorrente de um procedimento.
Nas ações por erro médico e odontológico podem haver pedidos como dano moral, dano material, dano estético, pensão mensal vitalícia, custos de novos tratamentos ou cirurgias, sempre a depender das especificidades do caso que precisam ser analisadas de forma técnica e profissional.
Estas ações geralmente envolvem a necessidade de perícia e a formulação de uma boa estratégia para decidir as demais provas que serão produzidas ao longo da ação.
Os advogados especialistas em ações de indenização por erro médico possuem conhecimento específico sobre esse tipo de caso, o que lhes permite oferecer uma assessoria jurídica qualificada para os pacientes lesados.
Além disso, com um advogado especialista em erro médico, também se torna possível interpor recursos judiciais a favor do paciente prejudicado, visando obter uma indenização justa e adequada.
Se você está com problemas relacionados à indenização por erro médico ou odontológico, procure um advogado especialista no assunto, tire todas as suas dúvidas e saiba como proceder.
Dependendo da complexidade do caso, uma ação de indenização por erro médico pode durar vários anos.
Em geral, as ações movidas contra hospitais e clínicas têm um prazo de prescrição maior do que as ações movidas contra profissionais liberais.
Se a pessoa lesada ou sua família (no caso de morte) ganhar o caso, é possível que haja o recebimento de uma recompensa monetária do tribunal para ajudar a compensá-los por suas perdas
No entanto, é importante ressaltar que nem todos os casos resultam em um prêmio financeiro. Em alguns casos, a pessoa lesada recebe apenas uma compensação por suas contas médicas e outras despesas relacionadas.