Em decorrência da pandemia de covid-19, as mensalidades dos planos de saúde não foram reajustadas em 2020, após determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar. No entanto, logo no início de 2021 os consumidores foram surpreendidos com um aumento de 8%.
Para falar sobre o assunto, o advogado Elton Fernandes, especialista em plano de saúde, foi convidado do programa Melhor da Tarde, exibido na terça-feira (12) e apresentado por Cátia Fonseca na TV Bandeirantes .
Durante o programa foi exibida uma reportagem abordando a decisão do Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de entrar na Justiça contra esse reajuste. Segundo o especialista, a atitude é correta e a ANS deve demonstrar aos consumidores como chegou até esse índice de aumento.
Ainda durante o programa, o especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, destacou que é "injustificável" que a ANS promova reajustes abusivos, muito superiores a inflação. Para o especialista, o aumento excessivo das mensalidades pode afetar a capacidade dos consumidores em manterem o contrato com as operadoras de saúde.
Para o especialista, a falta de fiscalização por parte da ANS é a principal responsável pelas práticas abusivas cometidas pelos planos de saúde. Confira mais detalhes sobre o tema assistindo ao programa, na íntegra, clicando no vídeo acima!
ELTON FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
22.692.544/0001-02