No ano de 2020, em decorrência da pandemia de covid-19, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu pela suspensão dos reajustes das mensalidades dos planos de saúde referentes aos meses de setembro e dezembro.
No entanto, logo no início de 2021, a cobrança desses valores suspensos foi incluída na mensalidade. Para falar sobre o tema, o programa Bendita Hora, da Rede Vida, recebeu Elton Fernandes, advogado especialista em plano de saúde.
Durante o programa, o especialista em Direito à Saúde e ações contra planos de saúde alertou que, em alguns casos, o aumento das mensalidades dos planos de saúde pode ultrapassar os 40%, índice que afeta especialmente os contratos coletivos.
O advogado informou que o Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) decidiu ingressar com uma ação coletiva na Justiça para barrar o aumento abusivo das mensalidades dos planos de saúde.
Ainda segundo o especialista, os planos de saúde “nunca ganharam tanto dinheiro no Brasil”, o que torna ainda mais incompreensível a cobrança da mensalidade com reajustes abusivos nos planos de saúde.
Você pode acompanhar a íntegra do programa clicando no vídeo no topo da página.
ELTON FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
22.692.544/0001-02