Em artigo publicado no portal IG, Elton Fernandes, advogado especialista planos de saúde, abordou a suspensão dos reajustes dos planos de saúde em 2020, anunciada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e falou sobre a anulação de reajuste abusivo no plano de saúde.
O especialista destacou que a decisão, embora acertada, não deixa claro aos consumidores que, no próximo, logo em janeiro, as operadoras de saúde farão a cobranças desses valores, o que deve gerar complicações financeiras para os consumidores que não estiverem preparados.
Segundo o advogado Elton Fernandes, os reajustes abusivos estão entre as principais queixas dos consumidores dos planos de saúde no país.
“A Justiça tem permitido rever reajustes abusivos desde a data que o consumidor ingressou no contrato com o plano de saúde. Mais do que simplesmente reduzir a mensalidade, o consumidor também tem a chance de recuperar valores que foram pagos indevidamente. Assim, em um único processo, há chance de diminuir o valor da mensalidade e recuperar valores que foram pagos a mais. Ter o histórico de pagamentos para análise do advogado é essencial”, explica o advogado Elton Fernandes, especialista em planos de saúde.
O especialista alerta que, em caso de suspeita de reajuste abusivo (anual ou por faixa etária) é recomendável o consumidor consultar um advogado especialista em plano de saúde e apresentar uma cópia do contrato e o histórico de pagamento das mensalidades.
Desse modo, o profissional poderá analisar os valores pagos nos últimos anos e, ao constar que os aumentos foram excessivos e irregulares, orientar o cliente sobre a abertura de uma ação judicial com o objetivo de anular o reajuste e exigir o ressarcimento dos valores pagos indevidamente nos últimos três anos.
Clique em ação judicial pode anular reajuste abusivo no plano de saúde e confira a publicação na íntegra!
ELTON FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
22.692.544/0001-02