O jornal destaca que ativistas pedem fim de patenta de droga contra hepatite C. Um grupo de advogados está tentando derrubar a patente do medicamento Sovaldi, utilizado no tratamento de pacientes com hepatite C no Brasil.
O jornal lembrou que, "no Brasil, o remédio não é atualmente fornecido pelo SUS nem pelos planos de saúde. Alguns escritórios de advocacia, porém, têm se especializado em abrir processos judiciais para obriga-los a importar e fornecer a droga".
Elton Fernandes, advogado especialista em plano de saúde, afirma já ter entrado com mais de 80 pedidos envolvendo o medicamento – o medicamento está disponível desde 2013.
"Esse é um procedimento comum quando estamos tratando de um medicamento tão caro", afirma o advogado Elton Fernandes ao jornal.
Segundo o especialista, os tribunais de Justiça, em especial o de São Paulo, têm dado respostas muito positivas aos pedidos: ´Em 30 dias o paciente está com o medicamento em mãos´, diz.
Não importa o tipo de contrato, se individual, familiar, empresarial ou coletivo por adesão, assim como é irrelevante o nome da operadora, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

ELTON FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
22.692.544/0001-02