Uma condição inflamatória crônica e pouco conhecida tem afetado silenciosamente cerca de 850 mil brasileiros: a hidradenite supurativa (HS). Segundo matéria publicada pelo O Globo, o diagnóstico dessa doença pode levar até 12 anos para ser confirmado, período em que os pacientes chegam a consultar, em média, 14 médicos. A demora agrava os sintomas e compromete significativamente a qualidade de vida dos afetados.
O dermatologista Wagner Galvão, especialista no tratamento da HS, alerta para a escassez de conhecimento sobre a condição, tanto entre pacientes quanto entre profissionais de saúde. A matéria também destaca os desafios no acesso ao tratamento, que varia conforme a gravidade da doença e inclui desde antibióticos até imunobiológicos, como o adalimumabe - o único com cobertura prevista pelo SUS e planos de saúde.
Além disso, o texto aborda os entraves legais enfrentados por pacientes para obter a cobertura de medicamentos fora do rol da ANS, com orientações do advogado Elton Fernandes, especialista em Direito à Saúde.
Para entender os impactos físicos, emocionais e jurídicos da hidradenite supurativa, confira a matéria completa no site do O Globo, clicando aqui.
ELTON FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
22.692.544/0001-02