Confira matéria do Portal Terra em que o Dr. Elton Fernandes indica o que fazer para reduzir o custo do plano de saúde após o reajuste em 2023
Na última segunda-feira (31/07), o Portal Terra divulgou uma matéria em que o advogado especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, fala sobre o reajuste dos planos de saúde em 2023 e quais são as alternativas para quem quer fugir do aumento abusivo.
Elton Fernandes, que também é professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto, explicou que uma opção nesse caso é optar pela portabilidade do plano de saúde.
Há, ainda, a possibilidade de fazer o downgrade do contrato, com a migração para uma categoria inferior e, consequentemente, mais barata.
Em casos de reajuste abusivo, com valor muito superior ao estabelecido pela ANS, por exemplo, o consumidor também pode pedir a revisão do aumento na Justiça.
"Nos últimos meses, as pessoas andam bastante assustadas porque várias empresas do setor de saúde estão aumentando o reajuste do plano em 25, 60 e até 80%. Mas, em centenas de processos, a Justiça tem dito que se a operadora de saúde não provar tecnicamente que o reajuste é essencial para o equilíbrio do contrato, ele passa a ser ilícito e o beneficiário pode recalcular o valor da mensalidade e até recuperar o que pagou a mais ao longo dos últimos três anos", pondera o advogado Elton Fernandes.
Quer entender melhor a questão? Confira o que o Dr. Elton explicou na matéria, clicando no link abaixo:

ELTON FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
22.692.544/0001-02