Marcado para o início de agosto, julgamento do STJ definirá a amplitude da cobertura pelos planos de saúde da cirurgia reparadora pós-bariátrica. Confira análise do Dr. Elton Fernandes sobre o tema 1069 publicada pelo Portal Terra
Matéria do Portal Terra, publicada no último dia 19 de julho, repercutiu a análise do advogado especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, sobre o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que definirá a amplitude da cobertura pelos planos de saúde da cirurgia reparadora pós-bariátrica.
Elton Fernandes, que também é professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto, ponderou que não é possível prever o resultado do julgamento.
Em sua opinião, porém, o STJ deve seguir o entendimento da Justiça sobre o direito de realizar a cirurgia reparadora pós-bariátrica quando clinicamente necessária.
"É impossível prever o resultado do julgamento, mas, o mais provável é que o STJ entenda que deve haver perícia médica para definir quais procedimentos são reparadores e quais são estéticos, independentemente daquilo que o médico indicou em seu relatório", explicou o advogado.
A matéria do Portal Terra ressaltou, ainda, que historicamente a Justiça tem entendido que os segurados têm direito de realizar os procedimentos reparadores, já que são mero desdobramento da bariátrica.
Além disso, frisou que o julgamento do STJ será o primeiro nos temas de grande repercussão em planos de saúde após a alteração da lei que tornou o rol da ANS exemplificativo.
Portanto, "poderá também servir de base para expor aos tribunais inferiores a visão do tribunal sobre a nova lei".
A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor e atendemos em todo país, pois o processo é inteiramente eletrônico, de forma que tudo pode ser feito on line.
Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.
Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.
Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde: