Em sua participação no programa Vou te Contar, da Rede TV!, o advogado Elton Fernandes explicou como identificar um erro médico e o que fazer neste caso
Na última terça-feira (12/09), o professor da pós-graduação em Direito Médico da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra plano de saúde, Elton Fernandes, participou do programa Vou te Contar, da Rede TV!, e esclareceu dúvidas sobre erro médico.
Este é um tema que gera muitos questionamentos, sobretudo por quem teve algum problema durante um tratamento médico. Dentre eles, o principal é: como saber se houve erro médico?
De acordo com Elton Fernandes, o primeiro passo para identificar se, de fato, houve erro médico durante o tratamento é procurar um assistente técnico. Esse profissional da medicina é responsável por analisar o prontuário médico e o caso completo, de modo identificar possíveis falhas.
"Antes mesmo de ajuizar uma ação, por exemplo, você pode procurar um profissional que está habituado a realizar esse trabalho para fazer uma análise do prontuário", explica.
Segundo o advogado, além da cópia do prontuário da clínica ou hospital que você passou, deve levar ao assistente técnico é o Termo de Consentimento Informado. Esse documento deve ser apresentado ao paciente antes de qualquer procedimento médico, pois tem informações sobre o que será feito e os possíveis riscos do tratamento.
No entanto, Elton Fernandes ponderou que, em uma situação de risco de morte em que o paciente não têm condições de consentir com o tratamento, deve prevalecer a decisão do médico sobre o procedimento a ser adotado para assegurar a vida e saúde do paciente.
"O dever do médico é salvar vidas e a intervenção médica em caso de risco é soberana. Portanto, se a gente está falando de uma paciente que estava em risco iminente para ela e para o bebê, é um dever do médico fazer a intervenção", ressaltou.
A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor e atendemos em todo país, pois o processo é inteiramente eletrônico, de forma que tudo pode ser feito on line.
Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.
Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.
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