Justiça determina reversão de reajuste abusivo de 92,82% em plano de saúde de idosa

Justiça determina reversão de reajuste abusivo de 92,82% em plano de saúde de idosa

Reajuste abusivo em plano de saúde de idosa

Imagem de freepik

Portal Migalhas divulgou decisão judicial obtida pelos advogados Elton Fernandes e Natalia Carolina Verdi em favor de idosa que sofreu reajuste de 92,82% no plano de saúde

Após ter o plano de saúde reajustado em 92,82% devido à mudança de sua faixa etária para os 60 anos, uma beneficiária recorreu à Justiça contra o aumento abusivo.

Ela, que tem o convênio médico desde 1999, pediu a reversão da cobrança com o auxílio do advogados Elton Fernandes e Natalia Carolina Verdi, uma vez que o reajuste impossibilitaria sua continuação no contrato do plano de saúde.

A Justiça reconheceu a probabilidade do direito da beneficiária quanto à abusividade do reajuste e concedeu a tutela de urgência para suspender o aumento.

De acordo com a decisão, a operadora está autorizada a praticar somente índices anuais previstos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para planos individuais, devendo emitir novos boletos.

A magistrada baseou-se na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no REsp 1.568.244, que admitiu reajustes por mudança de faixa etária desde que contratuais, consoante normas regulatórias e sem oneração excessiva do consumidor.

Nesse sentido, entendeu que o reajuste de 92,82% configura cláusula de barreira, para inviabilizar a permanência da idosa no plano de saúde, violando o princípio da boa-fé objetiva previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Confira, neste link, a íntegra da notícia publicada no Portal Migalhas e a decisão completa da Justiça neste caso.

Consulte um advogado e tire suas dúvidas

A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor e atendemos em todo país, pois o processo é inteiramente eletrônico, de forma que tudo pode ser feito on line.

Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.

Reajuste do plano de saúde 2023/2024

Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.

Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça