Ao Jornal da Band, Elton Fernandes falou sobre como a Justiça tem se posicionado diante dos reajustes abusivos dos planos de saúde coletivos
Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que os planos de saúde coletivos perdem 6 a cada 10 ações contra os reajustes abusivos aplicados por eles.
De acordo com a pesquisa "Revisão judicial dos Reajustes de Planos de Saúde no Tribunal de Justiça de São Paulo", publicada na revista Direito Público, a Justiça manda revisar os aumentos favorecendo o usuário ao invés dos planos de saúde.
O principal motivo para isto, segundo o estudo, é a ausência de transparência ou justificativa no cálculo dos reajustes pelas operadoras de saúde, conforme também destaca o professor de Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto, Elton Fernandes, advogado especialista em planos de saúde.
“O Judiciário começa a olhar para esses números e desconfiar que as operadoras de planos de saúde estão manipulando esses dados”, pondera.
Confira, a seguir, a íntegra da reportagem do Jornal da Band sobre os reajustes abusivos dos planos de saúde coletivos, com a participação do Dr. Elton Fernandes: