Matéria do Portal Terra repercutiu a decisão do STJ sobre a cobertura de cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica pelos planos de saúde, com explicações do Dr. Elton Fernandes sobre a questão. Confira!
O Superior Tribunal de Justiça chegou ao entendimento de que a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica deve ser coberta pelos planos de saúde. De acordo com os ministros, o procedimento é parte decorrente do tratamento da obesidade mórbida, por isso não há deve ser entendido como meramente estético.
O tema estava em debate no STJ desde 2020 e, em matéria anterior, o professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra planos de saúde, Elton Fernandes, já havia sinalizado a possibilidade do STJ entender pela cobertura da cirurgia reparadora quando sua necessidade clínica fosse comprovada.
Agora, ele falou novamente ao Portal Terra sobre a decisão final do STJ acerca do tema, que tem aplicação imediata e vincula juízes de todo país, que deverão seguir o precedente.
"A decisão já era esperada. Seria impossível ao tribunal estabelecer abstratamente quais procedimentos teriam ou não cobertura. Agora, competirá à Junta Médica e, no limite, a eventual perícia judicial definir o que é ou não estético e, não sendo, terá cobertura", pondera o advogado.
O advogado ponderou, ainda, que embora a decisão faça menção expressa a pacientes que realizaram cirurgia bariátrica, na prática, mesmo pacientes que não operaram podem se beneficiar.
"A cobertura é um desdobramento do tratamento de obesidade e a cirurgia anterior não é o ponto mais relevante. Se o paciente emagreceu sem intervenção cirúrgica ele também poderá buscar cobertura, mas desde que a indicação da plástica seja reparadora e não simplesmente estética", explicou o profissional.
Quer saber mais? Veja o que o Dr. Elton explicou na matéria, clicando no link abaixo:
A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor e atendemos em todo país, pois o processo é inteiramente eletrônico, de forma que tudo pode ser feito on line.
Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.
Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.
Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde: