No Programa Santa Receita, Dr. Elton Fernandes explicou o que define os índices de reajuste e como saber se o aumento do plano de saúde está correto
Na última terça-feira (13/08/2024), o advogado especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, participou do Programa Santa Receita, da TV Aparecida, para esclarecer dúvidas dos telespectadores a respeito do reajuste dos planos de saúde.
O programa, chefiado por Abiane Souza, levantou dados sobre o aumento dos contratos de convênios médicos, ressaltando que os que mais sobem - os planos empresariais - respondem pela maior parte do mercado (70%). Já os planos individuais e familiares, que têm os reajustes limitados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), somam apenas 15% do total de contratos.
O advogado Elton Fernandes explicou que a diferença na quantidade de contratos se deve ao fato de as operadoras de saúde privilegiarem a venda de planos empresariais e coletivos por adesão, justamente porque não têm os reajustes limitados pela ANS.
Para se ter uma ideia, enquanto a ANS estipulou o índice limite de 6,91% para o aumento dos planos individuais e familiares, a estimativa do reajuste para os contratos empresariais em 2024 é de até 25%.
Durante sua participação, o Dr. Elton Fernandes apresentou um gráfico demonstrando, de forma prática, como essa diferença percentual impacta no bolso dos consumidores ao longo prazo. Além disso, respondeu a dúvidas dos telespectadores sobre como se defender de reajustes abusivos.
Elton Fernandes também esclareceu dúvidas dos telespectadores a respeito de temas como:
Confira a íntegra da participação do Dr. Elton Fernandes no Programa Santa Receita da última terça-feira (13/08) abaixo: