Em entrevista, o advogado especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, explica como é possível obter um medicamento à base de cannabis por seu plano de saúde ou pelo SUS
Foto: Boyarkinamarina - www.freepik.es
É muito comum pacientes com prescrição de tratamento com um medicamento à base de cannabis terem dificuldade em obter a medicação, seja pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou pelo plano de saúde. As justificativas para a recusa, geralmente, são da falta de previsão no Rol de Procedimentos e Eventos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), da não indicação em bula ou, até, de que o uso domiciliar da medicação a torna sem cobertura contratual obrigatória.
Porém, em entrevista, o advogado especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, explica que, a despeito de quaisquer justificativas dadas pelos planos de saúde ou pelo SUS, você tem direito de obter o medicamento à base de cannabis sempre que houver prescrição médica fundamentada. Para entender melhor este assunto, confira o material que já temos produzido em nosso blog sobre o tema.