O Brasil é o país que mais forma dentistas em todo mundo, segundo os dados da BBC Brasil. Mas, infelizmente, isso não é parâmetro para medir a saúde bucal da população. Isso porque muita gente busca por tratamentos apenas quando possui uma emergência odontológica.
Assim, quando é necessário passar por cirurgias ou tratamentos mais longos, o paciente se vê desesperado com uma enorme conta para pagar! No entanto, ao conhecer seus direitos, quando se trata de convenio odontologico ou planos de saúde, fica mais simples encarar as despesas.
Continue lendo este artigo para entender como funcionam os planos odontológicos, como eles podem ajudar a manter a sua saúde física e financeira e como consultar um advogado especialista em plano de saúde pode ajudá-lo a garantir que seus direitos sejam respeitados!
Um plano odontológico surge para deixar mais fácil o acesso dos pacientes aos cuidados com a saúde bucal. O cliente paga um valor mensal e tem direito a receber atendimento com profissionais em clínicas e consultórios especializados.
Esse valor se modifica de acordo com cada tipo de plano contratado pelo paciente. Portanto, existem diversos modelos e pacotes de valores que variam conforme o perfil do cliente, que pode optar por um plano odontologico pessoa fisica ou pessoa jurídica.
De modo geral, quando um paciente decide pagar um plano odontológico, ele contrata um serviço que pode ser usado constantemente ou não, mas que tem a finalidade de ajudar a custear os valores mais altos de tratamentos e consultas.
Porém, nem todo plano cobre as necessidades dos pacientes. Por isso, é imprescindível checar toda a estrutura do contrato que ofereceram antes de contratar o convênio.
Coberturas dos planos odontológicos
Assim como os planos de saúde, um plano odontologico também possui contrato e pacotes diferenciados tanto na cobertura quanto nos valores. Para não se sentir lesado ao pagar por um serviço que foi contratado, é necessário entender bem quais procedimentos são cobertos.
No entanto, existem algumas regras definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que garantem a cobertura de alguns serviços obrigatórios por parte dos convênios:
Para os procedimentos citados acima, qualquer tipo de convênio é obrigado a cobrir. Note que tratamentos puramente estéticos, que não visam necessariamente a saúde do paciente, podem não estar inclusos em alguns planos de convênios.
Clareamento dental, bichectomia, implantes, próteses, entre outros procedimentos são vistos como algo relacionado à aparência do paciente e, assim, não envolvem o custeamento obrigatório pelo plano odontológico.
Sendo assim, antes de fechar o contrato, é importantíssimo ficar atento às suas necessidades em relação ao que o convênio oferece.
Como dito anteriormente, alguns tipos de cirurgias e emergências são custeadas pelo convenio dentista. Existem planos que oferecem serviços de pronto-socorro, ou seja, cobrem emergência e urgência odontológica 24h por dia.
Estão incluídos nesses planos serviços como: curativos, drenagem, sutura, colagem de fragmentos, infecção bacteriana, troca de medicação, entre outros.
Já para as cirurgias, aquelas que forem apenas com intuito estético não passam pela avaliação de custo dos convênios. Mas, as cirurgias que envolvem a saúde do paciente, como remoção do siso ou de cistos e cirurgias gengivais, podem ser feitas por meio de um plano dental.
Período de carência
Antes de fechar um contrato com um convênio odontológico, é necessário ter em mente como funciona o período de carência. A carência é um prazo de espera entre o início do pagamento das mensalidades do plano até a sua utilização.
Esse período varia de acordo com as redes de convênios e o tratamento a ser adquirido. Alguns planos dentais possuem carência maior ou menor dependendo do plano ou serviço que foi requisitado pelo consumidor
Fique atento, pois em situações de urgência e emergência a lei prevê que a carência não pode ser superior a 24h após a assinatura do contrato.
Contar com um plano odontológico pode ser muito vantajoso para manter os cuidados com a saúde bucal em dia. Afinal, ter uma rede de convênios que cobrem situações emergenciais e as cirurgias necessárias faz toda a diferença para o seu bolso.
Mas, cuidado: é preciso estar sempre atento aos contratos e serviços oferecidos. Qualquer diferença naquilo que foi contratado com o serviço disponível pode acarretar processos judiciais. Esteja atento aos seus direitos e, caso o seu plano odontológico cometa alguma prática abusiva, consulte um advogado e tire suas dúvidas.
Colaboração: Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.
A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor.
Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.
Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde.
Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde: