Abemaciclibe (Verzenios®): Prevent Senior deve fornecer medicação

Abemaciclibe (Verzenios®): Prevent Senior deve fornecer medicação

A ANS não pode limitar a cobertura do abemaciclibe pelo plano de saúde, Prevent Senior ou outro. Veja como é possível obter o custeio do medicamento acionando o convênio na Justiça

Ao receber a negativa de custeio do medicamento abemaciclibe (Verzenios®), o paciente poderá entrar com um pedido de liminar para que, por meio da ordem judicial, o plano de saúde Prevent Senior seja obrigado a fornecer o medicamento, que é de alto custo.

Diversas decisões judiciais têm confirmado a cobertura desse medicamento de alto custo, ainda que a Agência Nacional de Saúde Suplementar não preveja o fornecimento obrigatório da medicação.

Confira, a seguir, como é possível obter o abemaciclibe pelo plano de saúde Prevent Senior.

RESUMO DA NOTÍCIA:

  1. Qual é o preço do abemaciclibe e o que diz a bula do medicamento?
  2. Qual a justificativa da Prevent Senior para negar a cobertura do abemaciclibe?
  3. E qual a posição da ANS sobre o abemaciclibe?
  4. O que diz a Justiça quando condena o plano a fornecer o medicamento?
  5. Como é possível obter abemaciclibe pela Prevent Senior?
  6. Quais planos de saúde devem custear o abemaciclibe?

Qual é o preço do abemaciclibe e o que diz a bula sobre o medicamento?

A depender de sua dosagem, o preço da caixa de abemaciclibe pode chegar a R$ 32 mil. Este medicamento de alto custo, segundo a bula, é indicado para o tratamento de câncer demama avançado ou metastático, já que age inibindo a enzima que afeta a proliferação celular e o crescimento tumoral.

O Verzenios® apresenta-se na forma de comprimidos revestidos com 50mg ou 100mg de abemaciclibe, em embalagens contendo 30 comprimidos ou com 150mg ou 200mg de abemaciclibe, em embalagens contendo 30 ou 60 comprimidos.

Qual a justificativa da Prevent Senior para negar a cobertura do abemaciclibe?

É comum que o plano de saúde Prevent Senior negue o custeio do medicamento abemaciclibe afirmando que a Agência Nacional de Saúde Suplementar não prevê a cobertura, ou mesmo que o medicamento foi indicado para um tratamento fora da bula (off label). Entretanto, essa justificativa não é relevante.

Abemaciclibe plano de saúde

Imagem de rawpixel.com em Freepik

Além disso, o medicamento abemaciclibe deve ser custeado pela Prevent Senior (ou por qualquer convênio médico), quando há indicação médica porque possui registro sanitário na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a lei prevê a cobertura desses medicamentos.

E qual a posição da ANS sobre o Abemaciclibe?

No ano de 2021, a ANS anunciou a atualização do seu Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde com a incorporação do abemaciclibe, desde que seja indicado como:

  • terapia antineoplástica oral quando indicado em combinação com fulvestrano para o tratamento de pacientes com câncer de mama avançado ou metastático, receptor hormonal (HR) positivo e HER2-negativo como terapia endócrina inicial ou após terapia endócrina.

Porém, esse tipo de Diretriz de Utilização Técnica, que acaba limitando o acesso dos pacientes ao abemaciclibe, tem sido desconsiderada pela Justiça. Os magistrados levam em conta, principalmente, a prescrição médica, ainda que o profissional não seja credenciado ao plano.

O que diz a Justiça quando condena o plano a fornecer o medicamento?

O fornecimento do abemaciclib pelo plano de saúde Prevent Senior é previsto em Lei, que determina que todo medicamento registrado pela Anvisa deve ser coberto pelo plano de saúde.

No entanto, para obter esse medicamento na Justiça, é extremamente importante que seu médico elabore um bom relatório clínico, atentando para os riscos que você corre pela falta do tratamento. Como os juízes costumam dar bastante importância à prescrição médica, é comum que decidam pelo fornecimento do remédio. Veja um exemplo:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. Plano de Saúde. Agravada diagnosticada com Carcinoma Mucinoso Metastático. Operadora que negou o fornecimento do medicamento ABEMACICLIBE. Alegação de que se trata de medicamento que não possui cobertura contratual obrigatória, além de não encontrar previsão no rol da ANS. Descabimento. Medicamento essencial para a saúde da agravada. Cobertura obrigatória do medicamento pelo plano de saúde. Recurso da operadora improvido.

Note que o tribunal entende a necessidade do uso da medicação, assim como a sua urgência. Isso se deve ao relatório médico bem fundamentado pelo médico do paciente. Dessa forma, desconsidera-se a ausência do medicamento no rol da ANS.

Como é possível obter abemaciclibe pela Prevent Senior?

O custeio do abemaciclibe pela Prevent Senior é garantido, em grande parte dos processos, via liminar. Isso porque o medicamento configura-se urgente ao paciente. Sendo assim, em prazos bastante curtos, é possível obter o medicamento. Uma liminar pode ser concedida em até 48 horas.

“Na Justiça, é possível resolver isso em pouquíssimo tempo. Não raramente, pacientes que entram com ação judicial, 5 a 7 dias depois, costumam inclusive, ter o remédio. Quando muito, 10 ou 15 dias é um prazo absolutamente razoável”, explica Elton Fernandes, especialista em ação contra plano de saúde.

A Justiça não costuma permitir que um paciente, cujo tratamento prescrito é urgente, permaneça muito tempo sem a medicação.

Por isso, a liminar, ou tutela provisória de urgência, antecipa uma decisão judicial que daria o paciente o direito de receber o abemaciclibe pela Prevent Senior apenas ao final da ação.

Abemaciclibe Verzenios plano de saúde

Imagem de azerbaijan_stockers em Freepik

Quais planos de saúde devem custear o abemaciclibe?

Sim. Bradesco, SulAmérica, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro.

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

 

Fale com a gente

Clique e fale com um especialista