Na última terça-feira (11/02), o advogado Elton Fernandes, especialista em Direito da Saúde, participou de mais uma edição do programa Santa Receita, apresentado pelo jornalista Claudete Troiano, e transmitido pela TV Aparecida. Colaborador assíduo do programa, o especialista falou sobre vacinação de crianças e adolescentes e deveres e responsabilidades dos pais e responsáveis, ao lado da médica alergista Ana Carolina da Matta Ain, e respondeu as dúvidas enviadas pelos telespectadores do programa sobre Direito dos Pacientes.
Advogado Elton Fernandes ao lado da médica alergista Ana Carolina da Matta
Durante o programa, o advogado Elton Fernandes foi questionado sobre a recusa dos pais em vacinarem seus filhos. O especialista destacou que. muitas vezes, esses pais alegam que nunca tomaram vacina e não ficaram doentes. Para o advogado, essas pessoas esquecem que são beneficiadas pela coletividade, ou seja, mesmo não tomando vacinas foram protegidas por outra parcela da população que seguiu o calendário de vacinas adequadamente. O advogado também alertou que a recusa dos pais em vacinar os filhos também é uma forma de violência:
"A gente tende a entender a violência como agressão, mas a falta de cuidade também é um tipo de violência importante. A falta de cuidado dos pais em relação aos filhos é um tipo de violência, sim, que é punido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".
No que diz as punições aplicadas aos pais e responsáveis que se recusam a vacinar os filhos, o advogado especializado em Direito da Saúde destacou: “Inicialmente, você (pai) pode ser punido em vinte salários mínimos. Em casos muito graves, você pode, inclusive, perder o poder familiar, perder o poder sobre os seus filhos”.
Clique no vídeo acima e acompanhe na íntegra a participação do advogado Elton Fernandes no programa.
ATENÇÃO:
No próximo sábado (15/02), acontece o dia "D" da vacinação contra o sarampo. Oportunidade para que os pais protejam seus filhos contra o sarampo e atualizem a carteira de vacinação das crianças de acordo com o Calendário Vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde: