A Qualicorp tem praticado reajustes anuais aos contratos de planos de saúde próximo da casa dos 20% todos os anos e tais reajustes têm sido constantemente considerados ILEGAIS pela Justiça e, neste artigo o advogado especialista em ação contra plano de saúde Elton Fernandes explica como fazer para rever o abusivo do plano de saúde administrado pela Qualicorp de 2020 e nos anos anteriores.
Em vários processos judiciais movidos por este escritório de advocacia especialista em plano de saúde a Justiça tem determinado a revisão dos reajustes praticados pela Qualicorp e, consequentemente, diminuído a mensalidade do plano de saúde, possibilitando em muitos casos inclusive a recuperação de valores que foram indevidamente pagos pelo consumidor ao longo dos anos.
Embora cada contrato sofra um índice de reajuste específico, o reajuste da Qualicorp para o 2020 tem sido tão abusivo quanto os demais anos e, sobretudo quando comparado o reajuste abusivo da Qualicorp com o reajuste autorizado pela ANS para planos individuais e familiares nota-se o quanto os consumidores estão sendo lesados.
Para se ter uma base de comparação, veja o quanto a ANS tem autorizado de reajuste para o plano de saúde individual e familiar e compare com os reajustes abusivos praticados pelos planos administrados pela Qualicorp:
2020: 7,00% (número estimado uma vez que a ANS ainda irá divulgar o índice correto)
2019: 7,35%
2018: 10%
2017: 13,55%
2016 – 13,57%
2015 – 13,55%
Portanto, se o reajuste do seu plano de saúde administrado pela Qualicorp subiu mais que os índices acima informados, saiba que você tem direito de ingressar com ação judicial para rever o reajuste abusivo do plano de saúde.
Segundo o advogado especialista em ação contra plano de saúde Elton Fernandes a Justiça tem permitido que consumidores revejam os reajustes abusivos e diminuam o valor da mensalidade.
Desta forma, mover uma ação judicial para rever o reajuste abusivo praticado no plano de saúde administrado pela Qualicorp pode te possibilitar:
Não importa se seu plano de saúde administrado pela Qualicorp é da Bradesco Saúde, Sul América, Amil, Notredame, Unimed ou de qualquer outro convênio médico, pois a regra e a possibilidade de rever o reajuste abusivo praticado pela Qualicorp vale para todos os contratos de todos os planos de saúde.
Segundo o advogado Elton Fernandes, responsável por milhares de processos judiciais que conseguiram rever o reajuste abusivo da Qualicorp, no ano de 2020 já existem também decisões judiciais favoráveis ao consumidores que determinaram ao plano de saúde a revisão do preço da mensalidade e a aplicação dos reajustes autorizados pela ANS em substituição àqueles que foram feitos pela Qualicorp no ano de 2020.
Mas como rever o reajuste da Qualicorp para 2020 e para os anos anteriores?
A primeira providência é obter todo o histórico de pagamentos, o que pode ser visto facilmente com o login e senha do consumidor no site da Qualicorp.
Fazendo o cadastro e entrando com o login e senha no site da Qualicorp o consumidor consegue demonstrar todos os reajustes abusivos que sofreu ao longo do contrato, seja o reajuste de 2020 ou de qualquer dos anos anteriores.
Com o histórico de pagamentos em mãos, preferencialmente de TODOS os anos anteriores e não apenas de 2020, o consumidor deve procurar um advogado especialista em ação contra plano de saúde a fim de buscar na Justiça seu direito.
Como é mover uma ação judicial para rever o reajuste da Qualicorp para 2020 e para os anos anteriores?
Esta ação judicial é elaborada com pedido de liminar e, desta forma, há uma possibilidade de que a Justiça determine, desde logo, a substituição do reajuste da Qualicorp do ano de 2020 por aquele autorizado pela ANS para planos individuais e familiares. Para saber mais sobre como funciona uma ação judicial com pedido de liminar e como é possível via ação judicial com pedido de liminar obter a revisão do reajuste da Qualicorp para o ano de 2020 e para os anos anteriores, veja o vídeo abaixo que o advogado especialista em plano de saúde Elton Fernandes preparou:
Quando custa rever o reajuste da Qualicorp para 2020 via uma ação judicial?
Esta análise é feita caso a caso e varia conforme os objetivos que se conseguirá na ação. Em regra é analisado o quanto o consumidor economizará se conseguirmos efetivamente diminuir a mensalidade e, claro, qual é o valor que pode ser recuperado em relação aquilo que o consumidor pagou a mais em razão dos reajustes abusivos praticados pela Qualicorp.
Em posse destas informações o escritório de advocacia fará uma proposta de trabalho customizada ao seu caso, tomando em consideração as possibilidades concretas dentro do seu processo.
Se eu tiver dependentes, eles também precisam entrar com ação para rever o reajuste da Qualicorp para 2020 e anos anteriores?
Não, o titular do plano de saúde pode fazer isto sozinho e beneficiar todos os dependentes. Na condição de titular o consumidor está autorizado a rever o reajuste abusivo praticado pela Qualicorp em qualquer ano, seja 2020, seja nos anos anteriores, não havendo prazo.
Para rever o reajuste da Qualicorp para 2020 muda alguma coisa de operadora para operadora?
Não, tanto faz se você tem Amil, Bradesco, Sul América, Notredame, Unimed ou qualquer outro plano de qualquer outra empresa, pois é possível buscar rever o reajuste abusivo dos planos administrados pela Qualicorp, qualquer que seja a operadora de saúde final.
uer tratar da revisão do reajuste abusivo do seu contrato? Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11)3141-0440 envie uma mensagem de texto para (11)97751-4087 ou então clique no botão:
Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde: