Tarceva (erlotinibe): plano de saúde deve custear remédio fora do rol da ANS

Tarceva (erlotinibe): plano de saúde deve custear remédio fora do rol da ANS

 

Tarceva (erlotinibe): plano de saúde deve custear medicamento

O medicamento Tarceva (erlotinibe) é indicado em bula para tratamento de câncer de pulmão e pâncreas, mas nada impede que o médico o prescreva para tratamento de outra doença, via tratamento off label.

E, em todos esses casos, o plano de saúde deve custear o medicamento. Caso não o faça, pode ser obrigado pela Justiça.

“O fato do uso de um medicamento ser domiciliar, não impede que realize o tratamento. Mesmo que conste algo escrito no contrato com relação à isso, deve prevalecer o direito do paciente”, ressalta o advogado Elton Fernandes, especialista em Direito da Saúde, também professor de Direito da Saúde do curso de pós-graduação da Escola Paulista de Direito.

Confira uma decisão judicial que possibilitou o custeio do erlotinibe pelo plano de saúde:

Continuar Lendo

PLANO DE SAÚDE – Autora portadora de adenocarcinoma de pulmão – Requisição médica para tratamento com o medicamento Tarceva (Erlotinibe) – Negativa de custeio do medicamento, ao argumento de que é de ingestão por via oral e de uso doméstico, não autorizado pelo contrato – Contrato, no entanto, que não exclui expressamente o tratamento indicado – Cobertura da moléstia – Obrigatoriedade do tratamento – Norma administrativa restritiva ou condicionante que não pode restringir os objetivos da lei e do contrato – Direito do consumidor ao fornecimento do medicamento indicado pelo médico assistente, pena de supressão do próprio tratamento do câncer assegurado pelo contrato – Precedentes – Incidência das Súmulas 95 do TJSP – Sentença de parcial procedência, mantida. DANO MORAL – Seguradora que dificulta o integral tratamento de câncer, negando-se a fornecer o medicamento quimioterápico em referência – Dano moral configurado – Indenização devida – Caracterização in re ipsa – Precedentes do Colendo Superior Tribunal de Justiça – Indenização arbitrada com razoabilidade – Indenização, mantida. Apelo não provido

Quando a doença é coberta pelo contrato, a escolha pelo método de tratamento, incluindo quais medicamentos serão prescritos, cabe exclusivamente ao médico e ao paciente.

O plano de saúde não pode determinar se um remédio é ou não coberto pelo contrato quando a doença que se visa tratar está coberta. 

Como já dito em outros artigos deste site, o fato de o medicamento ser de uso domiciliar também não afasta a obrigação de custeio pelos planos de saúde. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este artigo completo sobre a cobertura do Tarceva (erlotinibe) pelo plano de saúde.

 

Escrito por:

Autor Elton Fernandes

Elton Fernandes, advogado especialista em ações contra planos de saúde e professor de pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto, da Escola Paulista de Direito (EPD) e do Instituto Luiz Mário Moutinho, em Recife.

Linkedin Elton Fernandes        Instagram Elton Fernandes        Facebook Elton Fernandes

Saiba mais sobre o autor >

 

Consulte um advogado e tire suas dúvidas

A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor.

Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.

Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde.

Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

 

Fale com a gente

Clique e fale com um especialista