Advogado especialista em erro médico, Elton Fernandes, explica no vídeo principais direitos de quem sofre erro médico e como agir para buscar indenização na Justiça
Em sentença proferida pelo Tribunal de Justiça, um paciente recebeu indenização do seu plano de saúde e de seu médico o valor de mais de R$50 mil reais por danos morais, além da condenação em novas cirurgias e em ressarcimento de gastos que tiveram, após sofrer infecção generalizada com cirurgia de abdominoplastia e lipoaspiração.
A paciente ainda afirmou que devido a lesão causada pela cirurgia, precisou de cuidados profissionais e necessitou realizar outro procedimento estético para corrigir a primeira cirurgia, gastando novamente com despesas.
O desembargador relator da matéria afirmou que por se tratar de cirurgia plástica, o médico cirurgião assumiu a responsabilidade de alcançar o resultado pretendido pelo paciente.
Segundo o magistrado, há presunção relativa de sua culpa quando isso não ocorre. Cabe-lhe, portanto, o dever de indenizar quando não provar excludente de culpabilidade. No caso da autora, os danos por ela suportados foram perfeitamente demonstrados pelo conjunto probatório, sobretudo pela perícia médica. "Logo, provocado efeito estético diverso do prometido pelo profissional médico - cicatriz aparente e de grande extensão na região do abdômen, acima do local usualmente planejado (...), fica configurado o nexo causal", concluiu o relator. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 000753-07.2009.8.24.0063).
Como esclarece a advogada especialista em direito da saúde, Juliana Emiko Ioshisaqui: “Nosso escritório trabalha há anos com ações de erro médico e é comum recebermos pacientes que buscam cirurgia estética reparadora e acabam com uma lesão maior, com cicatrizes maiores ou mais profundas, o que confirma a inadequação da cirurgia e a possibilidade de indenização”.
O advogado Elton Fernandes lembra que, havendo uma situação como essa, é preciso que a paciente solicite imediatamente todo o prontuário médico: “Deve o paciente estar munido de todos os documentos e procurar um advogado especialista na área. Nosso escritório, por exemplo, conta com médicos que fazem a análise dos documentos para que a ação judicial tenha também apontamentos técnicos e maiores chances de êxito”.
O paciente que se sentir lesado em cirurgias plásticas deve procurar imediatamente um advogado para receber orientações sobre esse tipo de ação judicial para que todas as provas necessárias sejam guardadas.
O Escritório Elton Fernandes é especializado em ações de Erro Médico e está pronto pra sanar todas as suas dúvidas! Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3141-0440 ou pelo Whatsapp (11) 97751-4087.